Plano de Mobilidade Urbana de Mauá

A Prefeitura de Mauá está elaborando o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob Mauá) em conformidade com os princípios, objetivos e diretrizes estabelecidas na lei federal nº 12.587, de 3/1/2012 (Estatuto da Mobilidade Urbana).

O PlanMob Mauá orientará a política municipal de mobilidade integrando a gestão dos transportes públicos, do sistema viário e da circulação de veículos, pedestres e ciclistas. O Plano contemplará:

  • Diretrizes e normas gerais para o planejamento integrado da gestão urbana e de mobilidade;
  • Um Plano de Ação, contendo um conjunto de medidas a serem executadas pelo Poder Público, organizadas em programas;
  • Um Plano de Investimentos, contendo o conjunto de obras, serviços e tecnologias necessárias para a efetivação do Plano de Ação;
  • Diretrizes institucionais e de gestão da política de mobilidade urbana do Município.

A transparência e a participação são diferenciais qualitativos no processo de elaboração do PlanMob Mauá. O processo de participação social pretende atingir distintos grupos de agentes sociais, com graus diversos capacidade de organização, mobilização, mas cada qual com suas demandas e contribuições, permitindo, por um lado, que todos possam explicitar seus interesses específicos, e por outro, obter contribuições para a construção de propostas orientadas pelo interesse público mais geral.

A criação deste portal do Plano de Mobilidade é mais um espaço disponibilizado pela Prefeitura para que os munícipes possam se informar a respeito do andamento do Plano, podendo ter acesso aos relatórios e outros documentos produzidos, e também contribuir com críticas, sugestões ou propostas a respeito das questões de mobilidade urbana no município.